Mastopexia sem Próteses

PARA RECUPERAR A FIRMEZA E HARMONIZAR O FORMATO DAS MAMAS SEM PRÓTESES.

Anestesia

Anestesia geral com sedação.

Finalidade

Firmeza e volume.

Duração

Em média 2 a 3 horas.

Recuperação

Em média 7 dias após.

Cirurgia

Realizada em hospital.

O que é Mastopexia sem Prótese?

A mastopexia sem próteses ou lifting da mama, consiste em reposicionar a glândula mamária numa posição superior à existente. Também é retirado o excesso de pele e, em alguns casos, algumas estrias.

Na mastopexia sem próteses, na nossa clínica, é utilizada a técnica desenvolvida pelo Dr Marcelo Evandro. Qual a vantagem desta técnica de Mastopexia?

Utiliza a parte mais caída da mama como uma auto-prótese, ou seja, essa parte da mama “caída” é “aproveitada” e reposicionada no polo superior e fixada ao músculo peitoral. A mama fica com uma forma mais harmoniosa e arredondada e menos achatada podendo ou não ainda ser associada a lipoenxertia para corrigir volume e formato da mama.

Para quem é indicada?

A mastopexia sem próteses está indicada para mulheres com as seguintes características:

Porque escolher a nossa clínica?

Conheça os principais motivos para escolher a nossa clínica ao realizar o procedimento de Mastopexia sem próteses, agende uma consulte hoje mesmo com o Dr. Marcelo Evandro.

Os benefícios da Mastopexia sem Próteses

Harmonia natural

Como uma mastopexia sem próteses, a mama é reposicionada para a posição original e fica com um aspecto mais preenchido. As pacientes referem sentir-se rejuvenescidas e com mais autoconfiança.

Melhor simetria

A assimetria é uma característica comum, principalmente após a amamentação. Em alguns casos, pode ser melhorada através da colocação de implantes de diferentes tamanhos ou da redução da mama maior ainda podendo ser associada a lipoenxertia da mama menor.

Contorno corporal harmonioso

O objetivo da mastopexia sem próteses é utilizar o tecido mamário existente para conseguir uma mama mais firme e arredondada, em equilíbrio com as características físicas da mulher.

Consulta médica

Aconselhamento

O primeiro passo da sua consulta de mastopexia sem próteses, é partilhar com a equipe médica as expectativas da mulher sobre a cirurgia e o resultado que deseja alcançar.

Orçamento

Após a consulta médica, a gerente comercial apresentará um orçamento exato da sua mastopexia com próteses, de acordo com o plano cirúrgico que foi traçado e assim poderá marcar a data da sua cirurgia.

Esclarecimento e dúvidas

Em caso de dúvida, a paciente não precisa decidir já na consulta. A mamoplastia de aumento é um momento importante e a paciente deve sentir-se confortável e confiante com a decisão tomada, conte com a nossa equipe.

Tipos de anestesia

A mastopexia com próteses é realizada com sedação e anestesia geral. A sedação e anestesia geral são administradas pelo médico anestesista por via endovenosa para que a paciente adormeça e não se aperceba de nada e não sinta dor no decorrer de toda a cirurgia.

O médico anestesista estará presente durante toda a cirurgia para garantir o conforto e segurança da paciente que será acordada no fim da cirurgia, antes de ser transferida para a sala de recuperação

Tipos de incisão

Cicatriz Circumareolar

Implica uma incisão na zona de transição da pele da mama e da aréola. Está indicada para casos mais leves de ptose (caimento) da mama.

Cicatriz Vertical

Implica uma incisão à volta da aréola e uma linha vertical da aréola ao sulco inframamário. Está indicado para casos de caimento moderado.

Cicatriz em T-invertido

Implica uma cicatriz circumareolar, uma linha vertical e uma linha horizontal no sulco infra mamário. Está indicada para casos mais acentuados de caimento da mama.

Passo a passo

Confira o passo a passo para o procedimento ser realizado, conte com o nosso apoio para todos os trâmites cirúrgicos, contamos com uma equipe altamente qualificada para melhor atendê-lo.

1. Marcação da paciente em pé
Quando a paciente está em pé, é possível visualizar corretamente a posição das mamas e o local exato que será realizada a incisão.
O sedativo é administrado por via endovenosa pelo anestesista que estará presente durante toda a cirurgia.
Toda a zona do peito/tórax é desinfectada com soluções antissépticas para reduzir o risco de infeção. São colocados campos operatórios estéreis para isolar a zona de intervenção cirúrgica do ambiente externo.
A anestesia geral e sedação é realizada pelo anestesista, a paciente não sentirá dor em nenhum momento da cirurgia.
A incisão é realizada de acordo com a técnica previamente escolhida: inframamária ou periareolar.
O tecido mamário é remodelado e reposicionado em uma posição mais alta.
As aréolas são reposicionadas em uma posição mais central e, sempre que necessário, o seu tamanho é reduzido.
As incisões são fechadas por planos de forma a servir de suporte à nova estrutura da mama. Os pontos são reabsorvíveis.
É utilizado um curativo com poder antimicrobiano contínuo, alta capacidade de absorção, resistente quando saturado, emoção sem trauma e ação hemostática que permanece por até 7 dias, sendo refeito no retorno do pós-operatório. Os serviços de fisioterapia são realizados por uma fisioterapeuta parceira da nossa clínica, como tapping, ozonioterapia, laserterapia, drenagem linfática, manipulação tecidual entre outros.
Após realizado o curativo especial e colocado o sutiã cirúrgico e faixa compressiva, a paciente é encaminhada para a sala de recuperação. A paciente fica entre 40 minutos a 1:30 em observação até ir para o quarto, sendo a alta hospitalar no mesmo dia.
Antes da cirurgia, a equipe de pós-operatório faz contato com a paciente para apresentar-se. Após a alta, é realizado contato para explicar novamente sobre as medicações, tirar dúvidas e colocar-se à disposição se necessário. A equipe faz contato para agendamento dos retornos e fica 24 disponível para urgências. A paciente faz de 3 a 4 retornos no intervalo de 30 dias, um retorno com 3 meses e o último retorno para alta em 6 meses. Os retornos incluem avaliação médica se necessário e atendimento pela equipe de enfermagem para a realização do acompanhamento, avaliação e troca de curativos. A paciente também é acompanhada na clínica pela fisioterapeuta parceira se contratar.

Preparação para o procedimento

Qualquer cirurgia requer preparação e esta não é exceção. Recomendamos a todas as nossas pacientes que, alguns dias antes da cirurgia, se preparem e sigam todas as indicações médicas para chegar ao dia do procedimento de forma mais tranquila.

Antes da cirurgia

Não tomar aspirinas nem qualquer medicamento anticoagulante duas semanas antes da mamoplastia de aumento. No dia da consulta, deverá informar o médico de qualquer medicação que esteja tomando.

Não fumar pelo menos duas semanas antes e após a cirurgia, pois o consumo de nicotina compromete a oxigenação dos tecidos, afetando negativamente a cicatrização.

Ler toda a documentação como o termo de consentimento e as orientações de pós-operatório antes da cirurgia, pois podem surgir algumas questões.

Se tiver bebês ou filhos pequenos, organize as suas rotinas antecipadamente, deverá ter ajuda em casa.

O dia da cirurgia

No dia antes e no dia da cirurgia deverá fazer refeições leves que não causem indigestão. Deverá estar em jejum de 12 horas para ingestão de sólidos e 8 horas para qualquer líquido, inclusive água.

Tomar banho com o gel antisséptico prescrito no dia antes e no dia da cirurgia.

Não levar jóias ou relógio, não usar maquilhagem nem esmaltes.

Levar uma roupa confortável para vestir quando tiver alta de preferência com botões ou fecho para evitar levantar os braços.

Após a alta médica, a paciente não poderá ir sozinha para casa, nem dirigir. Se não tiver quem a acompanhe até em casa, deverá informar a equipe antes do dia da cirurgia.

Os benefícios

A mastopexia sem próteses, une os benefícios do levantamento mamário e da mamoplastia de aumento em um único ato cirúrgico – levanta a mama caída e aumenta o seu tamanho. Alguns dos principais benefícios incluem:

Uma cirurgia ao invés de duas;

Um período único de recuperação;

Uma anestesia;

O levantamento mamário combinado com uma mastopexia proporciona um resultado harmonioso e natural em pacientes com a mama caída e vazia (devido ao excesso de pele).

Perguntas frequentes

Confira ao lado uma seleção de perguntas e respostas frequentes, filtradas pelo Dr. Marcelo Evandro.

A Mastopexia é uma cirurgia segura?
A mastopexia sem próteses é considerada uma cirurgia muito segura. No entanto, todos os procedimentos cirúrgicos, quaisquer que sejam as suas formas, estão associados a um certo risco de complicações. Para realizar a sua cirurgia em segurança e diminuir o risco de complicações, assegure-se de que escolhe uma clínica certificada e que o seu “lifting mamário” é realizado por um cirurgião plástico com vários anos de experiência na realização de cirurgias de levantamento mamário. Dr Marcelo Evandro tem trabalho apresentado em congresso sobre este tipo de cirúrgia.
O preço de uma mastopexia sem implantes, depende do estado inicial da mama e gravidade dos sintomas apresentados – grau de ptose (caimento), existência de assimetrias, características das aréolas, entre outros. O valor exato da mastopexia sem implantes será confirmada após o diagnóstico médico com a gerente comercial.
Cada caso é um caso e deve ser tratado de forma individual. Se tem suficiente tecido mamário e está satisfeita com o tamanho da mama, poderá estar indicada para uma mastopexia sem implantes. Se a sua mama estiver com aspecto caído, como se tivesse vazia, a mastopexia com implantes poderá ser a melhor opção.
Uma mastopexia pode ser realizada antes ou depois de ser mãe. No entanto, se está pensando em engravidar a curto prazo, é mais prudente esperar. A gravidez e a amamentação são responsáveis por grande parte das alterações que ocorrem na estética da mama, o que poderá comprometer o resultado da cirurgia.
Embora a interferência na amamentação seja um potencial risco da mastopexia, a maior parte das mulheres que realizam um levantamento mamário e engravidam após a cirurgia, conseguem amamentar os seus bebês. Se estiver pensando em ter mais filhos, deverá comunicar a equipa médica na sua consulta para escolhermos a técnica mais adequada para o seu caso.
Sim. A mamografia é o exame indicado de rastreio do câncer de mama, embora possa também ser feita uma ressonância magnética e a ultrassonografia. Deve continuar fazendo os exames de rastreio de acordo às indicações médicas.
A mastopexia não trava o processo natural de envelhecimento, muito menos bloqueia a mais democrática das forças, a ”força da gravidade”. À medida que envelhecemos, o peito continua a sofrer alterações devido à perda normal de elasticidade da pele, flutuações de peso e futuras gravidezes/amamentação. No entanto, partirá sempre de um patamar melhor. Recomenda-se a manutenção do peso, alimentação saudável e prática de exercício físico, para resultados mais duradouros.
Durante os 30 dias que se seguem à cirurgia, deve-se utilizar sempre o sutiã cirúrgico. Após este tempo, pode utilizar sutiã que você se sinta confortável, porém sem reforço aramado do arco.
As cicatrizes são permanentes, mas com o passar do tempo, tornam-se mais finas e mais claras. O resultado final de uma cicatriz é esperado após 12/18 meses e a sua aparência final depende das características genéticas da paciente e dos cuidados pós-operatórios.
A utilização de drenos é de grande importância, pois ajudam a eliminar os líquidos que se acumulam no interior da mama após a cirurgia. São colocados sempre que necessário e são retirados geralmente após 24/48 horas ou conforme a avaliação médica.
Qualquer cirurgia tem potenciais riscos e complicações e a mastopexia sem próteses não é exceção. Embora pouco frequente, pode ocorrer edema prolongado, hematoma, infecção, alterações na sensibilidade e cicatrização tardia/inestética. Os riscos e complicações da cirurgia serão discutidos detalhadamente durante a consulta médica.
O pós-operatório das mastopexia sem próteses é geralmente bem tolerado. No entanto, durante os primeiros dias, pode sentir cansaço, desconforto e dor moderada. Seguir a prescrição médica ajudará a aliviar o desconforto.
O inchaço pós-operatório é normal e expectável durante os três primeiros meses devido ao edema. A realização de drenagens linfáticas é muito importante para aliviar o desconforto e diminuir o edema. O resultado final da mastopexia é esperado de 6 a 12 meses após a cirurgia.

Newsletter & contato

Informações para contato

Entre em contato conosco através das opções abaixo, ou se preferir agende uma visita, será um prazer recebê-lo(la).

Endereços

Trompowsky Medical Center Av. Trompowsky, 346 - Sala 02 - TérreoCentro - Florianópolis - SC CEP: 88015-300

Riviera Business Mall
Av. Osvaldo Reis, 3281 - Sala 803 Praia Brava, Itajaí - SC CEP: 88306-002

Telefone e e-mail

Fale conosco

(48) 99182-1100
(48) 3113-2923

Envie-nos um e-mail

[email protected]

Formulário de contato

Preencha os dados abaixo para solicitar contato e receber informativos constantes sobre novidades, procedimentos e notícias relacionadas.