Mastopexia com Próteses

PARA ELEVAR AS MAMAS, RECUPERAR A FIRMEZA E AUMENTAR O VOLUME DAS MAMAS COM IMPLANTES

Anestesia

Anestesia geral com sedação.

Finalidade

Firmeza e volume.

Duração

Em média 2 a 3 horas.

Recuperação

De 3 a 7 dias após.

Cirurgia

Realizada em hospital.

O que é Mastopexia com Prótese?

A mastopexia com próteses é uma cirurgia que consiste no levantamento da mama com recurso das próteses. Nestes casos, associada à queixa de ter a mama caída (ptose mamária) e excesso de pele. Uma das queixas também recorrentes neste caso é a falta de volume.

A mastopexia com próteses associa a técnica de levantar a mama à colocação de próteses mamárias (levantar e aumentar as mamas), permitindo um decote mais preenchido do que a mastopexia sem implantes.

O objetivo da cirurgia é remodelar e levantar a mama, utilizando próteses mamárias, proporcionando consistência às mamas. Há vários graus de ptose da mama, relacionados quer com a posição do mamilo, quer com a distribuição e posição da glândula mamária. Estes dois aspectos – mamilo e glândula têm de ser devidamente avaliados e são alvo de intervenção cirúrgica quando necessário.

Para quem é indicada?

A mastopexia com próteses está indicada para mulheres com as seguintes características:

Porque escolher a nossa clínica?

Conheça os principais motivos para escolher a nossa clínica ao realizar o procedimento de Mastopexia com próteses, agende uma consulte hoje mesmo com o Dr. Marcelo Evandro.

Os benefícios da Mastopexia com Próteses

Mamas arredondadas

Mamas mais arredondadas e naturais: a glândula mamária é reposicionada numa posição superior à existente e é retirado o excesso de pele. Os implantes aumentam o volume no colo e atribuem às mamas um formato mais arredondado. As pacientes que realizam esta cirurgia referem sentir-se rejuvenescidas e com mais autoconfiança;

Melhor simetria mamária

Melhor simetria mamária: a assimetria é uma característica comum principalmente após a amamentação, podendo, em alguns casos, ser melhorada através de uma combinação de técnicas cirúrgicas/implantes de diferentes tamanhos e/ou uso de retirada maior de gordura e pele na mama maior.

Decote preenchido

Decote preenchido: as próteses mamárias são uma excelente opção para mulheres que, para além de pretenderem aumentar o tamanho das mamas, desejam também um decote mais preenchido e pronunciado.

Como escolher as próteses?

Agende uma consulta

A paciente explica o resultado que deseja, por exemplo, mamas de tamanho grande, médio ou pequeno, resultado natural ou mais evidente, formato mais arredondado ou em gota, decote muito preenchido ou mais natural.

Escolha o tamanho

Depois de entender as expectativas das pacientes, apresenta-se várias amostras de implantes mamários com diferentes tamanhos. A paciente pode experimentar vários tamanhos para ver com qual se sente mais confortável.

Esclarecimento e dúvidas

Em caso de dúvida, a paciente não precisa decidir já na consulta. M mastopexia com próteses é um momento importante e a paciente deve sentir-se confortável e confiante com a decisão tomada, conte com a nossa equipe.

O que provoca a Ptose da mama?

Confira abaixo os principais fatores que podem provocar a Ptose da Mama

Mastopexia com ou sem prótese?

Se pretende um decote bastante preenchido e pronunciado, então a solução é colocar próteses. Embora a parte superior da mama fique também elevada e levantada na mastopexia sem próteses, os implantes darão um “efeito decote” mais pronunciado.

No entanto, quando a mulher tem tecido mamário o suficiente, pode-se pensar em não colocar as próteses, uma vez que não existem próteses vitalícias e que essas estão associadas a mais cirurgias de revisão.

OS BENEFÍCIOS DAS PRÓTESES DE POLIURETANO NA MASTOPEXIA

Na nossa clínica, utilizamos maioritariamente implantes com revestimento de poliuretano neste tipo de cirurgias. A grande vantagem do poliuretano é que permite uma maior aderência do implante aos tecidos, fazendo com que os implantes fiquem na posição pretendida por mais tempo, demorando mais tempo para apresentar ptose mamária.

SUTIÃ INTERNO E ALÇA DE SUSTENTAÇÃO

São duas ferramentas importantes com o principal objetivo de dar estabilidade ao implante para que não desça empurrando o sulco submamário com a paciente em pé ou sentada e não se desloque para os lados com a paciente deitada.

Passo a passo

Confira o passo a passo para o procedimento ser realizado, conte com o nosso apoio para todos os trâmites cirúrgicos, contamos com uma equipe altamente qualificada para melhor atendê-lo.

1. Marcação da paciente em pé
Quando a paciente está em pé, é possível visualizar corretamente a posição das mamas e o local exato que será realizada a incisão.
O sedativo é administrado por via endovenosa pelo anestesista que estará presente durante toda a cirurgia.
Toda a zona do peito/tórax é desinfectada com soluções antissépticas para reduzir o risco de infeção. São colocados campos operatórios estéreis para isolar a zona de intervenção cirúrgica do ambiente externo.
A anestesia geral e sedação é realizada pelo anestesista, a paciente não sentirá dor em nenhum momento da cirurgia.
A incisão é realizada de acordo com a técnica previamente escolhida: inframamária ou periareolar.
As incisões são fechadas por planos com recurso a fio absorvível. A paciente é então sentada na maca para verificar o resultado e a simetria.
É utilizado um curativo com poder antimicrobiano contínuo, alta capacidade de absorção, resistente quando saturado, remoção sem trauma e ação hemostática que permanece por até 7 dias, sendo refeito no retorno do pós-operatório. Os serviços de fisioterapia são realizados por uma fisioterapeuta parceira da nossa clínica, como tapping, ozonioterapia, laserterapia, drenagem linfática, manipulação tecidual entre outros.
Após realizado o curativo especial e colocado o sutiã cirúrgico e faixa compressiva, a paciente é encaminhada para a sala de recuperação. A paciente fica entre 40 minutos a 1 hora e 30 minutos em observação até ir para o quarto, sendo a alta hospitalar no mesmo dia.

Antes da cirurgia, a equipe de pós-operatório faz contato com a paciente para apresentar-se. Após a alta, é realizado contato para explicar novamente sobre as medicações, tirar dúvidas e colocar-se à disposição se necessário. A equipe faz contato para agendamento dos retornos e fica 24 disponível para urgências.

A paciente faz de 3 a 4 retornos no intervalo de 30 dias, um retorno com 3 meses e o último retorno para alta em 6 meses. Os retornos incluem avaliação médica se necessário e atendimento pela equipe de enfermagem para a realização do acompanhamento, avaliação e troca de curativos. A paciente também é acompanhada na clínica pela fisioterapeuta parceira se contratada.

Preparação para a Mamoplastia de Aumento

Qualquer cirurgia requer preparação e esta não é exceção. Recomendamos a todas as nossas pacientes que, alguns dias antes da cirurgia, se preparem e sigam todas as indicações médicas para chegar ao dia do procedimento de forma mais tranquila.

Antes da cirurgia

Não tomar aspirinas nem qualquer medicamento anticoagulante duas semanas antes da mamoplastia de aumento. No dia da consulta, deverá informar o médico de qualquer medicação que esteja tomando.

Não fumar pelo menos duas semanas antes e após a cirurgia, pois o consumo de nicotina compromete a oxigenação dos tecidos, afetando negativamente a cicatrização.

Ler toda a documentação como o termo de consentimento e as orientações de pós-operatório antes da cirurgia, pois podem surgir algumas questões.

Se tiver bebês ou filhos pequenos, organize as suas rotinas antecipadamente, deverá ter ajuda em casa.

O dia da cirurgia

No dia antes e no dia da cirurgia deverá fazer refeições leves que não causem indigestão. Deverá estar em jejum de 12 horas para ingestão de sólidos e 8 horas para qualquer líquido, inclusive água.

Tomar banho com o gel antisséptico prescrito no dia antes e no dia da cirurgia.

Não levar jóias ou relógio, não usar maquilhagem nem esmaltes.

Levar uma roupa confortável para vestir quando tiver alta de preferência com botões ou fecho para evitar levantar os braços.

Após a alta médica, a paciente não poderá ir sozinha para casa, nem dirigir. Se não tiver quem a acompanhe até em casa, deverá informar a equipe antes do dia da cirurgia.

Os benefícios

A mastopexia com próteses, também conhecida como mastopexia de aumento, une os benefícios do levantamento mamário e da mamoplastia de aumento em um único ato cirúrgico – levanta a mama caída e aumenta o seu tamanho. Alguns dos principais benefícios incluem:

Uma cirurgia ao invés de duas;

Um período único de recuperação;

Uma anestesia;

O levantamento mamário combinado com uma mastopexia proporciona um resultado harmonioso e natural em pacientes com a mama caída e vazia (devido ao excesso de pele).

Perguntas frequentes

Confira ao lado uma seleção de perguntas e respostas frequentes, filtradas pelo Dr. Marcelo Evandro.

A Mastopexia com Implantes é uma cirurgia segura?
Qualquer cirurgia tem riscos associados e a mastopexia não é exceção. No entanto, a mastopexia é uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo, com um índice de complicações bastante reduzido.
O preço de uma mastopexia com próteses depende do estado inicial da mama, da complexidade do procedimento e do tipo de implantes colocados. Após a consulta médica de diagnóstico será apresentado pela gerente comercial um plano de tratamento e valor exato da cirurgia.
Não há uma resposta certa para esta questão, pois cada caso é um caso. Se está satisfeita com o tamanho das mamas e apenas pretende levantar, poderá ser indicada uma mastopexia sem próteses. Se a sua mama está caída (ptose mamária), com aspecto “vazio” e você deseja um decote mais pronunciado, a mastopexia com implantes poderá ser a melhor opção.
Hoje em dia os implantes mamários são fabricados para durar muitos anos, mas se a mulher deseja realizar uma mastopexia com implantes então deve ponderar as desvantagens, uma vez que não existem implantes vitalícios e estes estão associados a mais cirurgias de revisão.
As próteses mamárias são muito resistentes e são fabricadas para durar muitos anos. No entanto, uma mulher que deseja realizar um aumento mamário, deve ponderar as vantagens e as desvantagens, uma vez que não existem próteses vitalícias e poderá precisar de uma cirurgia de revisão após alguns anos.
Idealmente, a mastopexia deve ser realizada após as gravidezes, quando não se pretende ter mais filhos. No entanto, a mama caída ou esvaziada é um motivo de grande falta de autoestima em mulheres mais jovens. Nesses casos, há que ponderar o benefício emocional e de melhoria de autoestima versus o risco de poder ser necessária uma nova cirurgia após as gravidezes.
Sim, pode e deve continuar fazendo. A mamografia é o exame de rastreio indicado, embora possa também ser feita uma ressonância magnética, ultrassonografia quando necessário. Antes de fazer uma mamografia deve sempre avisar que tem implantes mamários para que sejam cuidadosos na compressão durante o exame.
Não há estudos que demonstrem que existe uma associação entre o câncer da mama e os implantes mamários. Outra questão é que depois de realizar uma mamoplastia de aumento, é possível continuar realizando os exames de rastreio, nomeadamente a mamografia, ressonância e a ecografia mamária. Os exames podem e devem continuar a ser realizados. Em casos específicos ou para esclarecer alguma dúvida, poderá ser necessário realizar exames complementares.
O Dr. Marcelo Evandro trabalha com as melhores e bem reconhecidas marcas do mercado: Motiva, Silimed, Impleo, Polytech, Mentor (Jojnson & Johnson)
Durante os 30 dias que se seguem à cirurgia, deve-se utilizar sempre o sutiã cirúrgico. Após este tempo, pode utilizar sutiã que você se sinta confortável, porém sem reforço aramado do arco.
As cicatrizes são permanentes, mas com o passar do tempo, tornam-se mais finas e mais claras. O resultado final de uma cicatriz é esperado após 12/18 meses e a sua aparência final depende das características genéticas da paciente e dos cuidados pós-operatórios.
A utilização de drenos é de suma importância, pois ajudam a eliminar os líquidos que se acumulam na mama. São colocados sempre que necessário e são retirados geralmente após 24/72 horas.
O inchaço pós-operatório é normal e se espera que dure aproximadamente os três primeiros meses, devido ao edema. As sessões de fisioterapia são muito importantes no processo de recuperação, a fisioterapeuta indicará o melhor protocolo para o seu caso.

Newsletter & contato

Informações para contato

Entre em contato conosco através das opções abaixo, ou se preferir agende uma visita, será um prazer recebê-lo(la).

Endereços

Trompowsky Medical Center Av. Trompowsky, 346 - Sala 02 - TérreoCentro - Florianópolis - SC CEP: 88015-300

Riviera Business Mall
Av. Osvaldo Reis, 3281 - Sala 803 Praia Brava, Itajaí - SC CEP: 88306-002

Telefone e e-mail

Fale conosco

(48) 99182-1100
(48) 3113-2923

Envie-nos um e-mail

[email protected]

Formulário de contato

Preencha os dados abaixo para solicitar contato e receber informativos constantes sobre novidades, procedimentos e notícias relacionadas.