Mama Masculina

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROCEDIMENTO DE GINECOMASTIA

Anestesia

Sedação com anestesia local

Finalidade

Remoção de excesso de pele e gordura mamária

Duração

Em média de 1 a 2 horas.

Recuperação

Em media 14 dias.

Cirurgia

Realizada em hospital.

O que é Ginecomastia?

A ginecomastia caracteriza-se por um excesso de pele, gordura e glândula mamária, unilateral ou bilateral no homem. Aparece na adolescência ou na vida adulta, tendo uma incidência de cerca de 32% dos homens. Cerca de 65% dos rapazes adolescentes são afetados e em 75% dos casos é bilateral.

Na maioria dos casos, trata-se de um problema idiopático (isto é, sem causa conhecida), mas em muitos outros casos há múltiplos fatores associados, nomeadamente fisiológicos (no período neonatal, na adolescência e na velhice, associados a diminuições dos níveis de testosterona), patológicos (associados à cirrose, tumores da supra-renal, hipertiroidismo, hipogonadismo, tumores testiculares) e farmacológicos (associados ao consumo de marijuana e esteróides e alguns medicamentos como bloqueadores dos canais de cálcio, espironolactona, cimetidina e cetoconazol).

A presença de ginecomastia não está associada a um maior risco de cancro da mama no homem.

O tratamento pode ser feito de forma isolada ou pode ser combinado com outras cirurgias para melhorar o contorno facial. As mais comuns são a lipoaspiração do pescoço e a rinoplastia.

Para quem é indicado?

Os candidatos ideias para o tratamento da ginecomastia reúnem normalmente as seguintes características:

Porque escolher a nossa clínica?

Conheça os principais motivos para escolher a nossa clínica ao realizar o procedimento de Ginecomastia, agende uma consulte hoje mesmo com o Dr. Marcelo Evandro.

Mais informações

Qual resultado esperar?

O tratamento da ginecomastia tem um grande impacto na qualidade de vida e na auto-estima do paciente. O resultado pode variar de pessoa para pessoa e depende das características anatómicas, da densidade do tecido mamário existente e da elasticidade da pele que reveste a mama. Os resultados do tratamento da ginecomastia são geralmente muito evidentes, o peito fica mais plano, deixando de se notar a olho nu através da roupa.

Os pacientes que realizam o tratamento referem uma melhoria significativa da confiança, da autoestima, e da forma como se relacionam. O resultado da cirurgia é definitivo, mas pode ser afetado por variações de peso, problemas hormonais, medicação, suplementos e processo natural de envelhecimento.

Tipos de anestesia

A cirurgia para tratamento da ginecomastia é normalmente realizada com sedação e anestesia local ou geral . O tipo de anestesia é definido sempre pelo médico anestesista de acordo com a combinação de procedimentos a realizar e com a história clínica de cada paciente. A sedação é administrada por via endovenosa para que o paciente adormeça e não perceba nada no decorrer da cirurgia.

Em seguida, quando o paciente já está dormindo, são administrados anestésicos locais para que não sinta qualquer dor durante a cirurgia. O médico anestesista estará presente durante toda a intervenção para um maior conforto e segurança do paciente.

Consulta médica

Aconselhamento

O primeiro passo da sua consulta de ginecomastia, é partilhar com a equipe médica as expectativas da mulher sobre a cirurgia e o resultado que deseja alcançar.

Explicação detalhada

Durante a consulta, será delineado um plano de tratamento personalizado e serão também explicados os riscos da cirurgia, os cuidados pré e pós-operatórios e os resultados que pode esperar.

Orçamento

Após a consulta médica, a gerente comercial apresentará um orçamento exato da sua ginecomastia, de acordo com o plano cirúrgico que foi traçado e assim poderá marcar a data da sua cirurgia.

Tipo de incisão

Uma das questões que mais preocupa os pacientes é a aparência da cicatriz. Se for um caso de lipoaspiração, as cicatrizes são muito pequenas, praticamente imperceptíveis (apenas o suficiente para a inserção de uma cânula muito fina).

Caso seja um caso de excesso de glândula mamária e/ou ptose, a cicatriz fica na zona de transição da aréola e da pele da mama (o tamanho varia de acordo à quantidade de tecido/pele a retirar).

Objetivo do tratamento

O objetivo do tratamento da ginecomastia é sempre o de reduzir o tamanho e remodelar a mama masculina. Quando o aumento de volume da mama é de causa desconhecida, frequentemente há uma regressão ao fim de 3 a 18 meses. Nos casos em que o aumento de volume está presente há mais de doze meses, raramente regride e é necessário tratamento. Em doentes obesos está aconselhada a diminuição de peso antes de realizar a cirurgia. Os restantes pacientes podem ser tratados com cirurgia após uma devida eliminação de eventuais causas subjacentes (ex: tumores, fármacos, consumo de algumas substâncias como hormonas ou cannabis).

O tratamento cirúrgico da ginecomastia pode ser realizado com recurso a duas técnicas, de forma isolada ou combinada: a lipoaspiração e a cirurgia de redução.

Lipoaspiração

Quando o volume mamário presente é de natureza adiposa (gordura). Através de uma incisão praticamente invisível, a lipoaspiração permite remover a gordura acumulada na mama e, desta forma, remover o volume indesejado.

Cirurgia de redução

Nos casos em que existe excesso de glândula mamária, efetua-se a remoção do tecido mamário por uma incisão através da aréola de forma a remover o volume e corrigir a ptose que possa existir.

Definição de músculos peitorais

No caso de paciente com pouco volume de musculo peitoral ou paciente que opte por um fomato mais atlético, pode-se fazer a lipo de definição desta area deixando assim de ter um formato de mama fminina para um formato e volume de peitoral masculino e malhado.

Passo a passo

Confira o passo a passo para o procedimento ser realizado, conte com o nosso apoio para todos os trâmites cirúrgicos, contamos com uma equipe altamente qualificada para melhor atendê-lo.

1. SEDAÇÃO
A sedação é administrada por via endovenosa pelo médico anestesista que estará presente no decorrer de toda a cirurgia;
O anestésico local é injetado na zona a tratar com o paciente já sedado dormindo.;
A zona a ser tratada é limpa e desinfetada para reduzir o risco de infecção. São colocados os campos operatórios estéreis que tem como objetivo isolar a zona do ambiente externo;
Se for um caso de excesso de gordura no peito, é inserida uma cânula que, através de um sistema de vácuo, aspira a gordura para o exterior;
É realizada uma incisão quando é um caso de excesso de glândula mamária, pele, ou há necessidade de reduzir o tamanho das aréolas ou reposicionar o mamilo;
As incisões são fechadas com pequenos pontos que são retirados normalmente após 7 dias,
Antes de ser transportado para o sala de recuperação, é vestido um colete de compressão que deve ser utilizado dia e noite, durante 30 dias. O paciente é acordado pelo médico anestesista e de seguida, é transportado para a sala de recobro onde permanece em observação médica até receber alta.

Preparação para o procedimento

Qualquer cirurgia requer preparação e esta não é exceção. Recomendamos a todas as nossas pacientes que, alguns dias antes da cirurgia, se preparem e sigam todas as indicações médicas para chegar ao dia do procedimento de forma mais tranquila.

Antes da cirurgia

O dia da cirurgia

Pós operatório

Objetivo do tratamento

O objetivo do tratamento da ginecomastia é sempre o de reduzir o tamanho e remodelar a mama masculina. Quando o aumento de volume da mama é de causa desconhecida, frequentemente há uma regressão ao fim de 3 a 18 meses.

Nos casos em que o aumento de volume está presente há mais de doze meses, raramente regride e é necessário tratamento. Em doentes obesos está aconselhada a diminuição de peso antes de realizar a cirurgia. Os restantes pacientes podem ser tratados com cirurgia após uma devida eliminação de eventuais causas subjacentes (ex: tumores, fármacos, consumo de algumas substâncias como hormonas ou cannabis).

O tratamento cirúrgico da ginecomastia pode ser realizado com recurso a duas técnicas, de forma isolada ou combinada: a lipoaspiração e a cirurgia de redução.

Benefícios do tratamento

O tratamento da ginecomastia tem um grande impacto na qualidade de vida e na auto-estima do paciente. O resultado pode variar de pessoa para pessoa e depende das características anatómicas, da densidade do tecido mamário existente e da elasticidade da pele que reveste a mama. Os resultados do tratamento da ginecomastia são geralmente muito evidentes, o peito fica mais plano, deixando de se notar a olho nu através da roupa.

Os pacientes que realizam o tratamento referem uma melhoria significativa da confiança, da autoestima, e da forma como se relacionam. O resultado da cirurgia é definitivo, mas pode ser afetado por variações de peso, problemas hormonais, medicação, suplementos e processo natural de envelhecimento.

A cirurgia de redução de mama masculina oferece aos pacientes vários benefícios. As vantagens incluem:

Perguntas frequentes

Confira ao lado uma seleção de perguntas e respostas frequentes, filtradas pelo Dr. Marcelo Evandro.

A CIRURGIA DE GINECOMASTIA É SEGURA?
Sim. A cirurgia é segura sempre e quando seja realizada numa clínica ou hospital credenciados e por um cirurgião plástico certificado, inscrito no Conselho Federal de Medicina e com vários anos de experiência neste tipo de intervenções. É igualmente importante a realização de exames médicos bem como seguir rigorosamente os cuidados pré e pós-operatórios.
No que se refere à ginecomastia, cada caso é um caso. O preço da cirurgia depende se o motivo da ginecomastia é excesso de gordura, excesso de glândula mamária ou ambos. O preço exato da cirurgia de ginecomastia é confirmado após a consulta médica de diagnóstico.
O aumento da mama masculina é mais frequente em determinadas fases da vida. O maior número de casos de ginecomastia verifica-se na adolescência, com uma incidência de 65% dos jovens entre 14 e 15 anos. Porém, a ginecomastia pode surgir em qualquer idade, uma vez que, pode ter diferentes causas.
Uma vez que a maioria dos casos de ginecomastia é de origem desconhecida, a cirurgia apresenta-se como a melhor opção de tratamento, e nestes casos pode falar-se em cura. De uma forma geral, tratando a causa de base, é possível falar em cura da ginecomastia.
Habitualmente, quando é realizada apenas lipoaspiração, não são utilizados drenos. Nos casos restantes, serão colocados drenos sempre que se entenda necessário e serão removidos após 48 horas.
A recuperação de uma cirurgia de ginecomastia pode demorar cerca de 2 semanas. Nos primeiros dias, é normal sentir cansaço, desconforto e dor moderada. É importante seguir à risca todas as recomendações médicas, respeitar o tempo de repouso e tomar a medicação prescrita para aliviar a dor e ter uma recuperação mais tranquila.
Não deve realizar atividade física ou qualquer esforço durante 30 dias, podendo retomar as atividades de forma gradual. Todos os cuidados no período de recuperação devem ser cumpridos, pois além de contribuírem para uma rápida recuperação, contribuem para a obtenção de melhores resultados.
O resultado da cirurgia de ginecomastia é visível imediatamente após a cirurgia. No entanto, durante algum tempo, o inchaço irá distorcer o resultado. Após três meses poderá ter uma noção bastante real do resultado, mas o resultado final é normalmente esperado após 6 a 12 meses.
Os resultados da cirurgia de ginecomastia são duradouros e permanentes se não existirem causas adjacentes não tratadas. Por outro lado, se após a cirurgia, o paciente ganhar peso ou desenvolver algum problema de saúde que cause o aparecimento da ginecomastia, pode comprometer o resultado da cirurgia.
Como qualquer outra intervenção cirúrgica, a cirurgia de ginecomastia não está livre de riscos e complicações, (ex. reação à anestesia, infecção, hematoma, alterações da sensibilidade pele, assimétrica, cicatrização tardia e inestética, etc). Os possíveis riscos e complicações da cirurgia de ginecomastia serão explicados em detalhe durante a consulta médica.

Newsletter & contato

Informações para contato

Entre em contato conosco através das opções abaixo, ou se preferir agende uma visita, será um prazer recebê-lo(la).

Endereços

Trompowsky Medical Center Av. Trompowsky, 346 - Sala 02 - TérreoCentro - Florianópolis - SC CEP: 88015-300

Riviera Business Mall
Av. Osvaldo Reis, 3281 - Sala 803 Praia Brava, Itajaí - SC CEP: 88306-002

Telefone e e-mail

Fale conosco

(48) 99182-1100
(48) 3113-2923

Envie-nos um e-mail

[email protected]

Formulário de contato

Preencha os dados abaixo para solicitar contato e receber informativos constantes sobre novidades, procedimentos e notícias relacionadas.