Mama Masculina
CONHEÇA MAIS SOBRE O PROCEDIMENTO DE GINECOMASTIA

Anestesia
Sedação com anestesia local

Finalidade
Remoção de excesso de pele e gordura mamária

Duração
Em média de 1 a 2 horas.

Recuperação
Em media 14 dias.

Cirurgia
Realizada em hospital.
O que é Ginecomastia?
A ginecomastia caracteriza-se por um excesso de pele, gordura e glândula mamária, unilateral ou bilateral no homem. Aparece na adolescência ou na vida adulta, tendo uma incidência de cerca de 32% dos homens. Cerca de 65% dos rapazes adolescentes são afetados e em 75% dos casos é bilateral.
Na maioria dos casos, trata-se de um problema idiopático (isto é, sem causa conhecida), mas em muitos outros casos há múltiplos fatores associados, nomeadamente fisiológicos (no período neonatal, na adolescência e na velhice, associados a diminuições dos níveis de testosterona), patológicos (associados à cirrose, tumores da supra-renal, hipertiroidismo, hipogonadismo, tumores testiculares) e farmacológicos (associados ao consumo de marijuana e esteróides e alguns medicamentos como bloqueadores dos canais de cálcio, espironolactona, cimetidina e cetoconazol).
A presença de ginecomastia não está associada a um maior risco de cancro da mama no homem.
- Projeta um queixo recuado;
- Altera a forma e a dimensão do queixo;
- Melhora a posição do queixo em relação a outras estruturas da face;
- Melhora o perfil;
- Corrige assimetrias;
- Melhora a definição da linha da mandíbula.
O tratamento pode ser feito de forma isolada ou pode ser combinado com outras cirurgias para melhorar o contorno facial. As mais comuns são a lipoaspiração do pescoço e a rinoplastia.
Para quem é indicado?
Os candidatos ideias para o tratamento da ginecomastia reúnem normalmente as seguintes características:
- Aumento do volume da mama;
- Excesso de pele (ptose mamária);
- Aréolas aumentadas;
- Pacientes sem eventuais causas adjacentes (ex: tumores, fármacos, consumo de algumas substâncias como hormonas ou cannabis).
- Saudável;
- Não fumantes;
- Sem excesso de peso/peso estável;
- Emocionalmente maduros;
- Expectativas realistas.
Porque escolher a nossa clínica?

Conheça os principais motivos para escolher a nossa clínica ao realizar o procedimento de Ginecomastia, agende uma consulte hoje mesmo com o Dr. Marcelo Evandro.
- Somos uma das clínicas mais bem estruturadas em uma das melhores avenidas do centro de Florianópolis;
- Apresentamos um alto índice de satisfação com os resultados;
- Apresentamos uma equipe composta por mulheres que entendem suas expectativas e que atendem sempre comigo;
- Resultados naturais e personalizados, de acordo com as expectativas de cada paciente;
- Oferecemos um acompanhamento de pós-operatório dedicado, integrado e disponível 24 horas por dia;
- Trabalhamos com um protocolo de curativos especiais no pós-operatório para obter os melhores resultados na recuperação e cicatrização;
- Nossa equipe é composta por profissionais experientes coordenados por uma gestão eficiente.
Mais informações

Qual resultado esperar?
O tratamento da ginecomastia tem um grande impacto na qualidade de vida e na auto-estima do paciente. O resultado pode variar de pessoa para pessoa e depende das características anatómicas, da densidade do tecido mamário existente e da elasticidade da pele que reveste a mama. Os resultados do tratamento da ginecomastia são geralmente muito evidentes, o peito fica mais plano, deixando de se notar a olho nu através da roupa.
Os pacientes que realizam o tratamento referem uma melhoria significativa da confiança, da autoestima, e da forma como se relacionam. O resultado da cirurgia é definitivo, mas pode ser afetado por variações de peso, problemas hormonais, medicação, suplementos e processo natural de envelhecimento.
Tipos de anestesia
A cirurgia para tratamento da ginecomastia é normalmente realizada com sedação e anestesia local ou geral . O tipo de anestesia é definido sempre pelo médico anestesista de acordo com a combinação de procedimentos a realizar e com a história clínica de cada paciente. A sedação é administrada por via endovenosa para que o paciente adormeça e não perceba nada no decorrer da cirurgia.
Em seguida, quando o paciente já está dormindo, são administrados anestésicos locais para que não sinta qualquer dor durante a cirurgia. O médico anestesista estará presente durante toda a intervenção para um maior conforto e segurança do paciente.
Consulta médica

Aconselhamento
O primeiro passo da sua consulta de ginecomastia, é partilhar com a equipe médica as expectativas da mulher sobre a cirurgia e o resultado que deseja alcançar.

Explicação detalhada
Durante a consulta, será delineado um plano de tratamento personalizado e serão também explicados os riscos da cirurgia, os cuidados pré e pós-operatórios e os resultados que pode esperar.

Orçamento
Após a consulta médica, a gerente comercial apresentará um orçamento exato da sua ginecomastia, de acordo com o plano cirúrgico que foi traçado e assim poderá marcar a data da sua cirurgia.
Tipo de incisão
Uma das questões que mais preocupa os pacientes é a aparência da cicatriz. Se for um caso de lipoaspiração, as cicatrizes são muito pequenas, praticamente imperceptíveis (apenas o suficiente para a inserção de uma cânula muito fina).
Caso seja um caso de excesso de glândula mamária e/ou ptose, a cicatriz fica na zona de transição da aréola e da pele da mama (o tamanho varia de acordo à quantidade de tecido/pele a retirar).
Objetivo do tratamento
O objetivo do tratamento da ginecomastia é sempre o de reduzir o tamanho e remodelar a mama masculina. Quando o aumento de volume da mama é de causa desconhecida, frequentemente há uma regressão ao fim de 3 a 18 meses. Nos casos em que o aumento de volume está presente há mais de doze meses, raramente regride e é necessário tratamento. Em doentes obesos está aconselhada a diminuição de peso antes de realizar a cirurgia. Os restantes pacientes podem ser tratados com cirurgia após uma devida eliminação de eventuais causas subjacentes (ex: tumores, fármacos, consumo de algumas substâncias como hormonas ou cannabis).
O tratamento cirúrgico da ginecomastia pode ser realizado com recurso a duas técnicas, de forma isolada ou combinada: a lipoaspiração e a cirurgia de redução.
Lipoaspiração
Quando o volume mamário presente é de natureza adiposa (gordura). Através de uma incisão praticamente invisível, a lipoaspiração permite remover a gordura acumulada na mama e, desta forma, remover o volume indesejado.
Cirurgia de redução
Nos casos em que existe excesso de glândula mamária, efetua-se a remoção do tecido mamário por uma incisão através da aréola de forma a remover o volume e corrigir a ptose que possa existir.
Definição de músculos peitorais
No caso de paciente com pouco volume de musculo peitoral ou paciente que opte por um fomato mais atlético, pode-se fazer a lipo de definição desta area deixando assim de ter um formato de mama fminina para um formato e volume de peitoral masculino e malhado.
Passo a passo
Confira o passo a passo para o procedimento ser realizado, conte com o nosso apoio para todos os trâmites cirúrgicos, contamos com uma equipe altamente qualificada para melhor atendê-lo.
1. SEDAÇÃO
2. ANESTESIA LOCAL ou GERAL
3. DESINFECÇÃO
4. LIPOASPIRAÇÃO
5. EXCISÃO
6. FECHAMENTO DAS INCISÕES
7. RECUPERAÇÃO
Preparação para o procedimento
Qualquer cirurgia requer preparação e esta não é exceção. Recomendamos a todas as nossas pacientes que, alguns dias antes da cirurgia, se preparem e sigam todas as indicações médicas para chegar ao dia do procedimento de forma mais tranquila.
Antes da cirurgia
- Realizar todos os exames pré-operatórios solicitados e enviar com a máxima de antecedência possível;
- Não tomar anti-inflamatórios ou aspirina nos 10 dias que antecedem a cirurgia para reduzir o risco de hemorragias. Deverá informar a equipa médica sobre qualquer medicação que tome ou condição médica da qual sofra;
- Não tomar medicamentos de emagrecimento durante um mês antes da cirurgia;
- Não fumar um mês antes da cirurgia, nem depois da cirurgia, enquanto estiver no processo de cicatrização. Os fumantes têm um maior risco de complicações, dificuldades de cicatrização e de vascularização dos tecidos.
- Ler cuidadosamente a documentação entregue antes da cirurgia pois podem surgir dúvidas;
- Se ficar doente ou sofrer de indisposição nos dias que antecedem a cirurgia deverá informar de imediato a equipa médica;
- Se tem filhos pequenos organize as rotinas, deverá ter ajuda em casa principalmente durante a primeira semana;
- Tem dúvidas sobre a cirurgia, pré ou pós-operatório? Não espere pelo último dia e coloque todas as suas questões antecipadamente.
O dia da cirurgia
- No dia antes, deverá fazer refeições leves que não causem indigestão. A partir da meia-noite da véspera da cirurgia deverá estar em jejum – não comer nem beber líquidos, incluindo água;
- Tomar banho com sabonete antisséptico no dia antes e no dia da cirurgia para prevenir infecções;
- Levar uma roupa confortável/larga para vestir quando tiver alta médica (de preferência de fecho ou botões);
- Não poderá ir sozinho para casa nem dirigir. Se não tiver quem o vá buscar no hospital nem quem o ajude em casa durante os primeiros dias, deverá informar-nos antes do dia da cirurgia. Deverá estar sempre acompanhado nas primeiras 48h;
- Deve programar a vida social e profissional de forma a garantir repouso completo nos dias seguintes à cirurgia.
Pós operatório
- O período de recuperação depende de pessoa para pessoa, mas é em média 2 e 3 semanas;
- Tomar toda a medicação fornecida nas doses e horários prescritos;
- Descansar o máximo possível principalmente durante a primeira semana e voltar à sua rotina gradualmente. Não deve estar sempre deitado nem na mesma posição e deve dar pequenas caminhadas para promover a circulação;
- Utilizar o colete elástico, durante todo o dia, no primeiro mês;
- Evitar movimentar demasiado os braços;
- Evitar qualquer tipo de esforços nos primeiros 8 dias. Até às 4 semanas deve limitar a sua atividade física;
- Aplicar compressa gelada com renovação constante nas primeiras 48 horas do pós-operatório caso queira evitar hematomas e reduzir o edema;
- Evitar a exposição solar;
- Não fumar;
- Ter uma alimentação equilibrada e saudável e manter uma boa hidratação com a ingestão de líquidos;
- Ao fim de 5 dias deverá iniciar massagens de drenagem linfática, essenciais para o controlo do edema e adequada cicatrização dos tecidos;
Objetivo do tratamento
O objetivo do tratamento da ginecomastia é sempre o de reduzir o tamanho e remodelar a mama masculina. Quando o aumento de volume da mama é de causa desconhecida, frequentemente há uma regressão ao fim de 3 a 18 meses.
Nos casos em que o aumento de volume está presente há mais de doze meses, raramente regride e é necessário tratamento. Em doentes obesos está aconselhada a diminuição de peso antes de realizar a cirurgia. Os restantes pacientes podem ser tratados com cirurgia após uma devida eliminação de eventuais causas subjacentes (ex: tumores, fármacos, consumo de algumas substâncias como hormonas ou cannabis).
O tratamento cirúrgico da ginecomastia pode ser realizado com recurso a duas técnicas, de forma isolada ou combinada: a lipoaspiração e a cirurgia de redução.
Benefícios do tratamento
O tratamento da ginecomastia tem um grande impacto na qualidade de vida e na auto-estima do paciente. O resultado pode variar de pessoa para pessoa e depende das características anatómicas, da densidade do tecido mamário existente e da elasticidade da pele que reveste a mama. Os resultados do tratamento da ginecomastia são geralmente muito evidentes, o peito fica mais plano, deixando de se notar a olho nu através da roupa.
Os pacientes que realizam o tratamento referem uma melhoria significativa da confiança, da autoestima, e da forma como se relacionam. O resultado da cirurgia é definitivo, mas pode ser afetado por variações de peso, problemas hormonais, medicação, suplementos e processo natural de envelhecimento.
A cirurgia de redução de mama masculina oferece aos pacientes vários benefícios. As vantagens incluem:
- Contorno corporal mais masculino e harmonioso;
- Melhor postura;
- Aumento da confiança e autoestima;
- Melhor qualidade de vida;
- Realização de atividade física de forma mais confortável;
Perguntas frequentes
Confira ao lado uma seleção de perguntas e respostas frequentes, filtradas pelo Dr. Marcelo Evandro.
A CIRURGIA DE GINECOMASTIA É SEGURA?
QUAL É O PREÇO DA CIRURGIA DE GINECOMASTIA?
A QUE IDADE COSTUMA SURGIR A GINECOMASTIA?
A GINECOMASTIA TEM CURA?
VOU PRECISAR DE DRENOS?
A RECUPERAÇÃO É MUITO DOLOROSA?
QUANDO POSSO RETOMAR A ATIVIDADE FÍSICA?
O RESULTADO É VISÍVEL IMEDIATAMENTE APÓS A CIRURGIA?
A GINECOMASTIA PODE VOLTAR DEPOIS DA CIRURGIA?
QUAIS OS RISCOS E COMPLICAÇÕES DA CIRURGIA?
Newsletter & contato
Informações para contato
Entre em contato conosco através das opções abaixo, ou se preferir agende uma visita, será um prazer recebê-lo(la).
Endereços
Trompowsky Medical Center
Av. Trompowsky, 346 - Sala 02 - TérreoCentro - Florianópolis - SC
CEP: 88015-300
Riviera Business Mall
Av. Osvaldo Reis, 3281 - Sala 803
Praia Brava, Itajaí - SC
CEP: 88306-002
Telefone e e-mail
Fale conosco
(48) 99182-1100
(48) 3113-2923
Envie-nos um e-mail
[email protected]
Formulário de contato
Preencha os dados abaixo para solicitar contato e receber informativos constantes sobre novidades, procedimentos e notícias relacionadas.