Lipoaspiração ou Lipoescultura

REMOVA AS GORDURAS EM DETERMINADOS LOCAIS DO SEU CORPO

Anestesia

Anestesia geral com sedação.

Finalidade

Remoção de gorduras.

Duração

Em média de 1 a 4 horas.

Recuperação

Em média 3 dias após.

Cirurgia

Realizada em hospital.

O que é?

A Lipoaspiração, comumente chamada lipoescultura, lipoplastia ou apenas lipo, é uma técnica cirúrgica para remover depósitos de gordura indesejada em áreas específicas do corpo, incluindo face, pescoço, membros superiores, tronco, abdómen, região glútea, culotes e membro inferior.

CARACTERÍSTICAS DOS CANDIDATOS

Os melhores candidatos a uma lipoaspiração apresentam geralmente as seguintes características:

Em que zonas do corpo?

A lipoaspiração pode ser realizada em qualquer zona onde exista gordura localizada que incomode. As zonas mais comuns são:

OUTRAS INDICAÇÕES DA LIPOASPIRAÇÃO

A Lipoaspiração é geralmente realizada por motivos estéticos, mas também pode ser realizada para tratar algumas condições:

Lipedema

Disfunção hereditária e crônica, caracterizada por um aumento do tecido adiposo, que afeta normalmente as pernas e os braços.

A lipoaspiração pode ser realizada para reduzir o inchaço, o desconforto e a dor.

Ginecomastia

Condição que afeta o sexo masculino e que se caracteriza por um excesso de pele, gordura e glândula mamária, unilateral ou bilateral.

A lipoaspiração isolada é realizada quando o aumento do volume da mama é devido à acumulação de gordura.

Lipodistrofia

Distribuição anormal de gordura corporal, causando assimetrias e desproporções.

A lipoaspiração pode melhorar a aparência corporal, criando uma melhor distribuição da gordura.

Lipomas

Tumores cutâneos benignos, compostos por células de gordura. A lipoaspiração é uma opção de tratamento para alguns casos.

Porque escolher a nossa clínica?

Conheça os principais motivos para escolher a nossa clínica ao realizar o procedimento de Lipoaspiração ou lipoescultura, agende uma consulte hoje mesmo com o Dr. Marcelo Evandro.

O que a Lipoaspiração pode tratar?

Flacidez

Pele flácida e com uma certa queda não se vai readaptar aos novos contornos e, nesses casos, podem ser necessárias técnicas cirúrgicas adicionais para remover o excesso de pele.

Irregularidades

Quando as irregularidades de contorno são provocadas por outras estruturas que não gordura não são passíveis de ser corrigidas por esta técnica.

Celulite

A lipoaspiração não melhora a aparência de casca de laranja, apenas trata zonas de gordura localizada. Em alguns casos melhora temporariamente, mas depois volta até porque lipoaspiração não trata celulite.

Excesso de peso

A lipoaspiração não é um tratamento de emagrecimento. Pacientes com excesso de peso não estão indicados para a cirurgia. A lipoaspiração é para melhora do contorno corporal.

Zonas do corpo

A lipoaspiração pode ser realizada em qualquer zona onde exista gordura localizada que incomode. As zonas mais comuns são:

O que a Lipoaspiração NÃO pode tratar?

Flacidez

Pele flácida e descaída não se vai readaptar aos novos contornos e, nesses casos, podem ser necessárias técnicas cirúrgicas adicionais para remover o excesso de pele.

Irregularidades

Quando as irregularidades de contorno são provocadas por outras estruturas que não gordura nem sempre são passíveis de ser corrigidas por esta técnica.

Celulite

A lipoaspiração não melhora a aparência de casca de laranja, apenas trata zonas de gordura localizada.

Excesso de peso

A lipoaspiração não é um tratamento de emagrecimento. Pacientes com excesso de peso não estão indicados para a cirurgia.

Cuidados para o procedimento

Antes da cirurgia

No dia da cirurgia

Pós operatório

Consulta médica

Aconselhamento

O primeiro passo da sua consulta de lipoaspiração ou lipoescultura, é partilhar com a equipe médica as expectativas da mulher sobre a cirurgia e o resultado que deseja alcançar.

Explicação detalhada

Durante a consulta, será delineado um plano de tratamento personalizado e serão também explicados os riscos da cirurgia, os cuidados pré e pós-operatórios e os resultados que pode esperar.

Orçamento

Após a consulta médica, a gerente comercial apresentará um orçamento exato da sua lipoaspiração ou lipoescultura, de acordo com o plano cirúrgico que foi traçado e assim poderá marcar a data da sua cirurgia.

Benefícios da Lipoaspiração

Melhor contorno corporal: a lipoaspiração permite melhorar o contorno e a proporção corporal. Ao eliminar gordura localizada em zonas problemáticas como o abdómen, flancos, costas, pernas, braços, “papada” e outras, conseguirá uma aparência corporal mais atraente e rejuvenescida;

Melhoria da autoestima: pacientes que realizaram uma lipoaspiração e que atualmente se sentem satisfeitos e confortáveis com o seu corpo, referem uma melhoria significativa da sua autoestima. Referem também um aumento no nível de energia e entusiasmo no seu dia a dia.

Resultados visíveis e duradouros: nem sempre, uma alimentação equilibrada e prática de exercício físico são suficientes para eliminar a gordura “teimosa”. A lipoaspiração elimina os depósitos de gordura “resistentes” e, quando combinada com um estilo de vida saudável, promete resultados duradouros.

Tipos de anestesia

A lipoaspiração pode ser realizada com anestesia local, anestesia local e sedação, anestesia geral, peridural ou raqui, consoante as áreas a tratar, a combinação de procedimentos e as características de cada paciente e o que o médico anestesista decidir relativamente ao que é mais seguro para o mesmo.

AS CICATRIZES DA LIPOASPIRAÇÃO

Uma das questões que mais preocupa os pacientes que desejam realizar uma cirurgia é a aparência da cicatriz. As cicatrizes da lipoaspiração são muito pequenas e discretas (cerca de 3 a 5mm) e ficam normalmente escondidas nas pregas naturais do corpo ou onde as roupas íntimas escondem.

Passo a passo

Confira o passo a passo para o procedimento ser realizado, conte com o nosso apoio para todos os trâmites cirúrgicos, contamos com uma equipe altamente qualificada para melhor atendê-lo.

1. Marcação da paciente em pé
As marcações da lipoaspiração são feitas com o paciente de pé, antes de ser anestesiado, para que se possa visualizar corretamente as zonas do corpo a tratar.
A sedação é injetada pelo médico anestesista e, de seguida, quando o paciente estiver dormido, é administrada a anestesia geral.
A zona a ser tratada é desinfetada para diminuir o risco de infeção. Em seguida, são colocados campos operatórios para isolar a zona do ambiente externo.
São realizadas pequenas incisões (3 a 5mm) através da quais serão introduzidas as cânulas de lipoaspiração.
A cânula é inserida na zona a ser tratada. Esta cânula está ligada ao vibrolipo e ao lipoaspirador responsável pela aspiração a vácuo que aspira o tecido adiposo.
São realizados pequenos pontos que são retirados geralmente após uma semana; São colocados drenos sempre que necessário para evitar a acumulação de fluídos e minimizar o risco de infeção.
Antes de ser transportado para a sala de recuperação, é colocado o tape pela fisioterapeuta que já inicia o processo de reabilitação muitas vezes com tape e Ozônio e em seguida é vestida uma malha que deve ser utilizada durante 30 a 60 dias. A malha vai promover a moldagem dos tecidos e proporcionar uma recuperação mais confortável. O paciente é acordado pelo médico anestesista e em seguida, é transportado para a sala de recuperação, onde permanece em observação até ir para o quarto junto ao seu acompanhante/cuidador. Após 24 horas em média o pacientes estará liberado de alta hospitalar.

Mitos e verdades sobre a Lipoaspiração

Mito: a lipoaspiração emagrece;

Verdade: a lipoaspiração não é um método de emagrecimento. As pessoas com indicação para a cirurgia devem ter um peso estável e algumas gorduras localizadas que desejam remover.

Mito: a lipoaspiração trata a celulite.

Verdade: a lipoaspiração não trata a celulite.

Mito: depois de uma lipoaspiração não se engorda mais;

Verdade: para manter um excelente resultado após a lipoaspiração é essencial manter um peso estável, pois se aumentar de peso, vai-se engordar novamente, embora a distribuição de gordura se passe a dar de forma diferente.

Mito: todas as clínicas podem realizar a intervenção, inclusivamente em consultórios;

Verdade: a lipoaspiração deve ser realizada apenas por cirurgiões plásticos devidamente habilitados, que podem ser facilmente identificados em listas disponíveis para consulta no site do Conselho Regional de Medicina ( https://crmsc.org.br/busca-medico/ ) ou no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www2.cirurgiaplastica.org.br/ encontre-um-cirurgiao/#busca-cirurgiao ). Os procedimentos devem ser realizados em clínicas ou hospitais devidamente certificados e com as condições de segurança necessárias.

Mitos e verdades sobre a Lipoaspiração

Mito: é uma cirurgia muito perigosa.

Verdade: é uma cirurgia perigosa se não for efetuada por um cirurgião plástico ou se for realizada em condições precárias. A grande maioria dos casos fatídicos que se ouve falar na comunicação social ocorreram nas mãos de médicos sem qualquer tipo de habilitação para fazer a cirurgia e em clínicas sem condições de segurança.

Mito: pode ser utilizada para substituir o exercício físico.

Verdade: embora tenha resultados semelhantes ao do exercício físico em termos de redução da massa adiposa, não se compara aos benefícios do exercício físico, sobretudo de melhoria do perfil cardiovascular.

Mito: Laser lipo, Vibro Lipo, Lipo Ultrassônica são muito melhores do que a lipoaspiração.

Verdade: a lipoaspiração clássica tem, em estudos científicos publicados em revistas da especialidade, resultados idênticos à de outras técnicas. O que faz a diferença não é o aparelho utilizado, mas sim o cirurgião plástico que o opera. Um cirurgião plástico cuidadoso que sabe os limites e que usa cânulas adequadas para cada área específica é, sem dúvida, o que faz a diferença entre um bom e um mau resultado. Os aparelhos estão à disposição dos cirurgiões plásticos em clínicas bem equipadas e em muitos casos otimizam o tempo cirúrgico, embora não se refletem concretamente nos resultados. Há uma grande parte de marketing por trás do uso de diferentes termos associados à lipoaspiração que não correspondem a diferenças relevantes. Da mesma forma que termos como hidro lipo, mini lipo, safe lipo, etc, se referem a técnicas básicas do conhecimento de todos os cirurgiões plásticos e que são utilizados para publicitar a técnica.

Mito: lipoescultura não é uma lipoaspiração.

Verdade: a lipoescultura é mais um dos termos de marketing criado para se referir a uma lipoaspiração em que se utiliza a gordura da própria pessoa para a injetar em outro local onde haja alguma deficiência (ex: depressão, perda de volume, etc). Embora o termo lipoescultura tenha algum carisma por evocar algo relacionado com arte, não deixa de ser uma técnica de lipoaspiração.

Mito: a lipoaspiração é só para mulheres.

Verdade: a lipoaspiração é realizada tanto em homens como em mulheres, com excelentes resultados em ambos os casos, desde que tenham indicação clara para o procedimento.

Perguntas frequentes

Confira ao lado uma seleção de perguntas e respostas frequentes, filtradas pelo Dr. Marcelo Evandro.

É um procedimento seguro?
Qualquer cirurgia tem potenciais riscos e complicações. No entanto, a lipoaspiração é uma cirurgia segura sempre e quando seja realizada numa clínica credenciada e por um cirurgião plástico com vasta experiência em lipoaspiração e cirurgias de contorno corporal. É igualmente importante a realização de exames pré-operatórios bem como seguir à risca todos os cuidados pré e pós-operatórios. Na sua consulta médica serão explicados detalhadamente todos os riscos e complicações.

O preço de uma lipoaspiração varia de paciente para paciente e depende de vários fatores:  – Complexidade da cirurgia; 

– Combinação de procedimentos; 

– Número de zonas a tratar; 

– Quantidade de gordura a retirar.

O valor exato da sua lipoaspiração é confirmado após a consulta médica de diagnóstico.

Geralmente, conseguem tratar-se de três a quatro zonas num único ato cirúrgico. No entanto, existe um limite de gordura e de tempo cirúrgico que devem ser respeitados para segurança do paciente. Em alguns casos, poderá ser necessário realizar uma segunda intervenção.
A lipoaspiração pode ser realizada de forma isolada ou combinada com outros procedimentos. Os procedimentos frequentemente combinados com lipoaspiração são a abdominoplastia e o aumento/remodelação de glúteos.
O limite de gordura é cerca de 5 litros. Mais importante do que a quantidade de gordura, é o número de zonas que conseguem ser tratadas de forma segura para o paciente até o máximo de 7% do seu peso corporal conforme norma do conselho federal de medicina..
A lipoaspiração não é um método de emagrecimento e não proporcionará bons resultados em pacientes com excesso de peso nem com flacidez cutânea. Os melhores resultados de lipoaspiração conseguem-se em pacientes com bom tônus muscular, com boa elasticidade e sem depósitos de gordura excessivos. Quando a pele é flácida, poderão ser necessários procedimentos adicionais para conseguir bons resultados (ex. abdominoplastia, lifting de coxas, lifting de braços, etc).
Tecnicamente, a lipoaspiração pode ser realizada por qualquer paciente que tenha indicação para a cirurgia, que tenha maturidade e expectativas realistas, e que tenha um bom estado de saúde geral. Um dos aspetos mais importantes a considerar é a elasticidade da pele, que se acentua com o avançar da idade. Nestes casos, poderão ser recomendados procedimentos alternativos para conseguir bons resultados.
Porque a lipoaspiração está mais indicada para peles com boa elasticidade, poderá ser melhor realizar a cirurgia antes da gravidez. No entanto, se está a pensar ter filhos a curto prazo, será mais prudente esperar e reavaliar o estado do corpo depois de ser mãe. Cada caso é um caso e o Dr. Marcelo Evandro aconselhará o tratamento mais adequado às suas necessidades.
A lipoaspiração não causa flacidez. Quando a cirurgia é realizada em pacientes com uma pele firme e elástica, os tecidos têm capacidade de se readaptar ao novo contorno corporal. Quando já existe flacidez, ao eliminar gordura nessa zona, essa flacidez poderá acentuar-se já que não tem capacidade de retração.
Se está em processo de emagrecimento, é aconselhável esperar até atingir o peso desejado. Apenas nessa altura, será possível avaliar o estado real do corpo e da pele e decidir quais serão os procedimentos mais adequados.
Nenhuma cirurgia garante resultados vitalícios. O sucesso da lipoaspiração e dos resultados a longo prazo dependem dos cuidados que se tem com o corpo e do seu estilo de vida após a cirurgia – recomenda-se uma alimentação equilibrada e prática regular de exercício físico.
Logo após a cirurgia, poderá notar diferenças. No entanto, o edema pós-operatório distorce o resultado da cirurgia. Após um mês já poderá ver mudanças significativas, mas, o resultado final, é esperado de seis a doze meses após a cirurgia.
A lipoaspiração é uma cirurgia segura, mas, como qualquer procedimento cirúrgico, não está isenta de riscos e complicações. As complicações mais comuns da lipoaspiração são: infecção, cicatrização tardia ou inestética, alterações na sensibilidade da pele, irregularidades no contorno, assimetria, etc. A nossa equipa médica fará o melhor para conseguir um bom resultado e se considerar que o risco de complicações para o seu caso específico é elevado, aconselhará outras opções de tratamento.
O desconforto pós-operatório depende da extensão da lipoaspiração e combinação de procedimentos. É expectável sentir desconforto e dor moderada nos dias que se seguem à cirurgia que são facilmente aliviados com os analgésicos prescritos.
Os drenos são utilizados sempre que necessários após uma lipoaspiração para evitar a acumulação de fluídos e diminuir o risco de complicações.
Dependendo da extensão da lipoaspiração, poderá regressar ao trabalho entre 3 a 7 dias após a cirurgia (para profissões sedentárias). É importante referir que cada caso é um caso e a recuperação pode ser mais lenta ou mais rápida em diferentes pacientes. Atividades que impliquem esforço físico nomeadamente desporto, só podem ser retomadas após um mês e de forma gradual.
Poderá viajar após 3 a 7 dias, se a recuperação estiver a correr conforme esperado. Se reside em outro país e deseja realizar a sua lipoaspiração em Brasil, é importante permanecer o número de dias necessários para recuperar antes de regressar ao seu país de residência. Temos uma equipa especializada que lhe dará o apoio necessário para realizar a sua cirurgia em Brasil de forma segura.

Newsletter & contato

Informações para contato

Entre em contato conosco através das opções abaixo, ou se preferir agende uma visita, será um prazer recebê-lo(la).

Endereços

Trompowsky Medical Center Av. Trompowsky, 346 - Sala 02 - TérreoCentro - Florianópolis - SC CEP: 88015-300

Riviera Business Mall
Av. Osvaldo Reis, 3281 - Sala 803 Praia Brava, Itajaí - SC CEP: 88306-002

Telefone e e-mail

Fale conosco

(48) 99182-1100
(48) 3113-2923

Envie-nos um e-mail

[email protected]

Formulário de contato

Preencha os dados abaixo para solicitar contato e receber informativos constantes sobre novidades, procedimentos e notícias relacionadas.