Correção de Mama Tuberosa

PARA CORRIGIR A MALFORMAÇÃO CONGÊNITA E HARMONIZAR O FORMATO DAS MAMAS.

Anestesia

Anestesia geral com sedação.

Finalidade

Correção de assimetria.

Duração

Em média de 1:30 de duração.

Recuperação

7 dias de recuperação.

Cirurgia

Realizada em hospital.

O que é Mama Tuberosa?

Mama tuberosa corresponde a uma alteração congênita da mama que lhe dá uma aparência de tubo. Existem várias alterações da forma da mama que definem a mama tuberosa, nomeadamente o estreitamento da base mamária, o sulco inframamário elevado e a saliência do conteúdo mamário através da aréola, resultando num tamanho areolar desproporcionalmente grande.

O espectro de alterações é bastante variável, existindo pacientes que apresentam apenas algumas destas características de forma leve e outras que apresentam todas elas de forma bastante acentuada. É frequente haver assimetria mamária nestas situações, sobretudo nos casos mais severos.

Para quem é indicada?

Boas candidatas para uma cirurgia de correção de mama tuberosa reúnem normalmente as seguintes características:

A técnica cirúrgica deve ser selecionada caso a caso, de acordo com as alterações presentes e o seu grau de severidade. Na mamoplastia de aumento realizada numa mama normal, o objetivo não é alterar significativamente a forma (normal), mas apenas o volume mamário. Na mama tuberosa existe quase sempre necessidade de complementar a colocação de um implante mamário, com outras técnicas que permitam melhorar a aparência tubular da glândula. Essas técnicas complementares podem incluir a redução do tamanho da aréola ou a correção do aspecto caído (ptose) da mama com um lifting mamário.

Porque escolher a nossa clínica?

Conheça os principais motivos para escolher a nossa clínica ao realizar o procedimento de Correção de mamas tuberosas, agende uma consulte hoje mesmo com o Dr. Marcelo Evandro.

Mais informações

Que resultado posso esperar após o procedimento?

O resultado do tratamento da mama tuberosa é visível imediatamente após a cirurgia, mas o resultado final é esperado após, pelo menos, 6 meses. As pacientes que realizam a cirurgia de correção de mama tuberosa referem uma melhoria considerável da autoconfiança e autoestima e passam a ter uma relação mais saudável com o seu próprio corpo.

Características da Mama Tuberosa

Na mama tuberosa existe uma alteração do desenvolvimento vertical e horizontal da glândula mamária. Pode surgir em apenas uma mama ou em ambas de forma simétrica ou assimétrica. Tipicamente as pacientes possuem um volume mamário reduzido e uma ou mais das seguintes alterações:

Diferentes graus da Mama Tuberosa

A mama tuberosa pode classificar-se em diferentes graus de acordo à severidade dos sintomas apresentados.

Qual o resultado posso esperar após o levantamento mamário?

Melhor Assimetria Mamária

O resultado da correção de assimetria mamária é visível imediatamente após a cirurgia, mas o resultado final é esperado após, pelo menos, 6 meses. As mulheres que se submetem a uma cirurgia de correção de assimetria mamária referem uma melhoria considerável da qualidade de vida bem como da autoestima, já que passam a vestir roupas com as quais não se sentiam confortáveis, como por exemplo, tops decotados e biquíni.

Tipo de anestesia

A correção da assimetria mamária é realizada com sedação e anestesia geral. A sedação e anestesia geral são administradas pelo médico anestesista por via endovenosa para que a paciente adormeça e não se aperceba de nada e não sinta dor no decorrer de toda a cirurgia. O médico anestesista estará presente durante toda a cirurgia para garantir o conforto e segurança da paciente e acordá-la-á no fim da cirurgia, antes de ser transferida para a sala de recuperação

Tipo de incisão – Cicatriz

As cicatrizes dependem do estado inicial da mama, do tipo de assimetria e intervenções necessárias. A correção de assimetria pode implicar um tipo de cicatriz em uma mama e uma cicatriz diferente na outra.

Mamoplastia de Aumento: cicatriz inframamária ou periareolar; Correção de Mama Tuberosa: implica geralmente uma cicatriz periareolar ou cicatriz em “T” invertido; Mastopexia: cicatriz vertical ou T invertido; Mamoplastia de Redução: cicatriz vertical ou T invertido.

Consulta médica

Aconselhamento

O primeiro passo da sua consulta de correção de mamas tuberosas, é partilhar com a equipe médica as expectativas da mulher sobre a cirurgia e o resultado que deseja alcançar.

Explicação detalhada

Durante a consulta, será delineado um plano de tratamento personalizado e serão também explicados os riscos da cirurgia, os cuidados pré e pós-operatórios e os resultados que pode esperar.

Orçamento

Após a consulta médica, a gerente comercial apresentará um orçamento exato da sua correção de mamas tuberosas, de acordo com o plano cirúrgico que foi traçado e assim poderá marcar a data da sua cirurgia.

Tipos de anestesia

A cirurgia de correção de mama tuberosa é geralmente realizada com sedação e anestesia geral. Primeiro, a paciente é sedada pelo anestesista e, de seguida, quando já estiver dormindo, é realizada a anestesia geral para que não sinta qualquer dor no decorrer da intervenção.

Tipos de incisão

O tipo de cicatrizes vai depender das alterações presentes e do seu grau de severidade. Em casos muito ligeiros poderá ser usada apenas uma incisão em parte da circunferência da aréola. Na maioria das vezes é necessário reduzir o tamanho da aréola e retrair a sua projeção cônica, resultando numa cicatriz em torno de toda a aréola. Em casos mais raros, habitualmente com a mama muito caída, poderá ser necessário acrescentar uma cicatriz vertical ou em T invertido.

Passo a passo

Confira o passo a passo para o procedimento ser realizado, conte com o nosso apoio para todos os trâmites cirúrgicos, contamos com uma equipe altamente qualificada para melhor atendê-lo.

1. Marcação da paciente em pé
Quando a paciente está em pé, é possível visualizar corretamente a posição das mamas e o local exato que será realizada a incisão.
A correção da mama tuberosa é geralmente realizada com anestesia geral e sedação. A sedação é administrada por via endovenosa pelo médico anestesista que estará presente durante toda a cirurgia.
Toda a zona que será intervencionada é desinfectada com soluções antissépticas para diminuir o risco de infecção. São colocados campos operatórios à volta da zona de intervenção cirúrgica para isolar do ambiente externo.
A anestesia geral e sedação é realizada pelo anestesista, a paciente não sentirá dor em nenhum momento da cirurgia.
A incisão é realizada de acordo com a técnica previamente escolhida: inframamária ou periareolar.
É criada uma bolsa para a colocação dos implantes na posição previamente definida.
Os sizers são amostras em tudo semelhantes aos verdadeiros implantes, que são colocados antes dos verdadeiros implantes, para fazer uma simulação e garantir que o resultado corresponde às expectativas da paciente.
O objetivo é diminuir o risco de infecção. Após o banho em antibioterapia tripla, o implante é então introduzido na bolsa.
As incisões são encerradas com recurso a fio absorvível. A paciente é sentada na marquesa para verificar o resultado e a simetria.
É utilizado um curativo com poder antimicrobiano contínuo, alta capacidade de absorção, resistente quando saturado, emoção sem trauma e ação hemostática que permanece por até 7 dias, sendo refeito no retorno do pós-operatório. Os serviços de fisioterapia são realizados por uma fisioterapeuta parceira da nossa clínica, como tapping, ozonioterapia, laserterapia, drenagem linfática, manipulação tecidual entre outros.
Após realizado o curativo especial e colocado o sutiã cirúrgico e faixa compressiva, a paciente é encaminhada para a sala de recuperação.
Antes da cirurgia, a equipe de pós-operatório faz contato com a paciente para apresentar-se. Após a alta, é realizado contato para explicar novamente sobre as medicações, tirar dúvidas e colocar-se à disposição se necessário. A equipe faz contato para agendamento dos retornos e fica 24 disponível para urgências. A paciente faz de 3 a 4 retornos no intervalo de 30 dias, um retorno com 3 meses e o último retorno para alta em 6 meses. Os retornos incluem avaliação médica se necessário e atendimento pela equipe de enfermagem para a realização do acompanhamento, avaliação e troca de curativos. A paciente também é acompanhada pela fisioterapeuta parceira se assim desejar.

Preparação para o procedimento

Qualquer cirurgia requer preparação e esta não é exceção. Recomendamos a todas as nossas pacientes que, alguns dias antes da cirurgia, se preparem e sigam todas as indicações médicas para chegar ao dia do procedimento de forma mais tranquila.

Antes da cirurgia

Não tomar aspirinas nem qualquer medicamento anticoagulante duas semanas antes da mamoplastia de aumento. No dia da consulta, deverá informar o médico de qualquer medicação que esteja tomando.

Não fumar pelo menos duas semanas antes e após a cirurgia, pois o consumo de nicotina compromete a oxigenação dos tecidos, afetando negativamente a cicatrização.

Ler toda a documentação como o termo de consentimento e as orientações de pós-operatório antes da cirurgia, pois podem surgir algumas questões.

Se tiver bebês ou filhos pequenos, organize as suas rotinas antecipadamente, deverá ter ajuda em casa.

O dia da cirurgia

No dia antes e no dia da cirurgia deverá fazer refeições leves que não causem indigestão. Deverá estar em jejum de 12 horas para ingestão de sólidos e 8 horas para qualquer líquido, inclusive água.

Tomar banho com o gel antisséptico prescrito no dia antes e no dia da cirurgia.

Não levar jóias ou relógio, não usar maquilhagem nem esmaltes.

Levar uma roupa confortável para vestir quando tiver alta de preferência com botões ou fecho para evitar levantar os braços.

Após a alta médica, a paciente não poderá ir sozinha para casa, nem dirigir. Se não tiver quem a acompanhe até em casa, deverá informar a equipe antes do dia da cirurgia.

Os benefícios

A cirurgia corretiva desse tipo de mama visa reduzir o diâmetro da aréola, baixar o sulco mamário para atingir a posição adequada e ainda desfazer o anel fibroso para que o tecido mamário possa ter um formato considerado normal. Já os implantes de silicone ajudam na melhora do formato das mamas, com a colocação da prótese por baixo ou por cima do músculo. As mamas ganham volume e maior simetria.

Mamas mais harmônicas

Pós-operatório tranquilo e pouco doloroso

Melhora considerável da autoestima e autoconfiança

Perguntas frequentes

Confira ao lado uma seleção de perguntas e respostas frequentes, filtradas pelo Dr. Marcelo Evandro.

É um procedimento seguro?
Todas as cirurgias podem ter riscos e complicações. Como tal, a correção de mama tuberosa também pode ter riscos associados, porém esses riscos reduzem drasticamente se tiver em atenção nos seguintes fatores:
O preço de uma correção de mama tuberosa, depende do estado inicial da mama e da combinação de técnicas. Na sua consulta médica será delineado um plano de tratamento e será confirmado o valor exato do tratamento pela gerente comercial.
O tratamento cirúrgico é a única forma disponível para melhorar a aparência da mama tuberosa e de proporcionar resultados visíveis e duradouros. A mama tuberosa é uma deformidade complexa da mama que requer um elevado grau de conhecimento e experiência e requer frequentemente uma combinação de técnicas cirúrgicas para conseguir os resultados desejados.
Sim, a maior parte das pacientes com mama tuberosa precisam de implantes mamários para preencher o polo inferior da mama.
A maior parte dos casos de mama tuberosa requerem a utilização de implantes mamários de forma a preencher o polo inferior da mama quase sempre inexistente. Apenas em casos de deformidade muito leve, é possível realizar o tratamento com injeções de gordura no polo inferior da mama.
A assimetria mamária é muito comum em casos de mama tuberosa. A utilização de implantes mamários contribuirá para melhorar a simetria, mas não para conseguir seios exatamente iguais. O resultado final dependerá essencialmente do estado inicial dos seios e do grau de assimetria existente.
A cirurgia pode ser realizada quando a mama atingir o desenvolvimento total, o que acontece normalmente aos 18 anos.

A amamentação depois de uma cirurgia mamária é uma preocupação muito comum. A maior parte das mulheres consegue amamentar após uma correção de mama tuberosa. No entanto, a interferência na capacidade de amamentação é um risco de qualquer cirurgia mamária e, por isso, se considerar ter filhos depois de realizar a cirurgia, deverá conversar com o seu cirurgião plástico.
Se está grávida ou pensando engravidar a curto prazo, recomenda-se que espere. A gravidez e a amamentação podem comprometer o resultado da cirurgia.
Pode e deve continuar com todos os exames de rastreio do câncer da mama, se tiver indicação para tal.
Durante os primeiros 30 dias, deve-se utilizar o sutiã cirúrgico todos os dias por 24 horas. Após este tempo, pode utilizar sutiãs normais, com os quais se sinta confortável.
Todas as cirurgias implicam cicatrizes e a correção da mama tuberosa não é exceção à regra. A cicatriz areolar, comum em casos de mama tuberosa, fica geralmente bastante disfarçada por estar localizada numa zona de transição entre a aréola e a pele da mama. A aparência final das cicatrizes está relacionada com as características genéticas e dos cuidados pós-operatórios de cada paciente. No início, tem uma aparência mais avermelhada e com o passar dos meses, torna-se mais fina e branca.
A alteração da sensibilidade é uma das possíveis complicações das cirurgias mamárias. No entanto, muitas destas alterações são apenas transitórias.
Os drenos ajudam a eliminar os líquidos que se acumulam na mama após a cirurgia. Os drenos são colocados sempre que necessário e são retirados geralmente após 24/72 horas ou mais, dependendo da paciente.

Newsletter & contato

Informações para contato

Entre em contato conosco através das opções abaixo, ou se preferir agende uma visita, será um prazer recebê-lo(la).

Endereços

Trompowsky Medical Center Av. Trompowsky, 346 - Sala 02 - TérreoCentro - Florianópolis - SC CEP: 88015-300

Riviera Business Mall
Av. Osvaldo Reis, 3281 - Sala 803 Praia Brava, Itajaí - SC CEP: 88306-002

Telefone e e-mail

Fale conosco

(48) 99182-1100
(48) 3113-2923

Envie-nos um e-mail

[email protected]

Formulário de contato

Preencha os dados abaixo para solicitar contato e receber informativos constantes sobre novidades, procedimentos e notícias relacionadas.