Assimetria Mamária

PARA CORRIGIR AS ASSIMETRIAS E MELHORAR A PROPORÇÃO DAS MAMAS.

Anestesia

Anestesia geral com sedação.

Finalidade

Correção de assimetria.

Duração

Em média de 1 a 3 horas.

Recuperação

De 7 a 15 dias após.

Cirurgia

Realizada em hospital.

O que é Assimetria Mamária?

Nenhuma mulher tem uma mama 100% simétrica. Há sempre pequenas diferenças que na maioria dos casos passam despercebidas e não são causa de incômodo ou desconforto para a mulher. No entanto, em alguns casos, essa assimetria é bastante notória desde a adolescência, podendo inclusivamente tratar-se de uma malformação. Podem provocar uma grande insatisfação à mulher que sofre muitas vezes em silêncio, evitando revelar o seu problema em atividades tão simples como idas à praia, por ter vergonha do seu corpo.

A assimetria mamária é o termo médico utilizado para descrever uma diferença nos seios da mulher. As diferenças podem ser no tamanho, no formato, nas características dos mamilos e das aréolas. Algumas mulheres apresentam uma combinação destas diferenças.

Causas da Assimetria Mamária

A assimetria mamária afeta grande parte das mulheres. As diferenças nas características dos seios devem-se essencialmente aos seguintes fatores:

*Existem outras causas de assimetrias mamárias como é o caso de lesões traumáticas, consequência de alguma falha cirúrgica e complicações como é o caso das contraturas capsulares (possível complicação da mamoplastia de aumento).

Porque escolher a nossa clínica?

Conheça os principais motivos para escolher a nossa clínica ao realizar o procedimento de Assimetria mamária, agende uma consulte hoje mesmo com o Dr. Marcelo Evandro.

Correção de Assimetria Mamária

Plano de tratamento personalizado

Algumas pacientes apresentam apenas uma deformidade, como por exemplo, uma diferença no tamanho da mama, (que pode ser corrigida com implantes de diferentes tamanhos) enquanto que outras, apresentam várias deformidades, o que pode implicar em uma combinação de várias técnicas. Cada caso é um caso e deve ser avaliado cuidadosamente de forma que se consiga o resultado mais simétrico possível. A correção da assimetria mamária pode ser realizada através da combinação das seguintes técnicas:

Mamoplastia de aumento

Em casos de assimetria, a mamoplastia de aumento é realizada com implantes mamários de diferentes tamanhos para corrigir a diferença no tamanho das mamas e conseguir um resultado mais harmonioso e simétrico podendo ou não ser associado a lipoenxertia.

Mastopexia

Seja um caimento mamário congênito ou causado por oscilações de peso ou alterações causadas pela gravidez/amamentação, as técnicas de mastopexia escolhidas serão as mais adequadas para conseguir um peito mais harmonioso e proporcional. O levantamento mamário pode ser realizado com ou sem implantes.

Mamoplastia de redução

A correção de assimetria mamária pode ser realizada com uma redução mamária quando uma ou ambas mamas são excessivamente grandes. O objetivo da mamoplastia de redução é reduzir o tamanho do peito bem como remodelar o tecido mamário para melhorar o formato e a projeção.

Correção de mama tuberosa

A deformidade tubular da mama é muito comum e está frequentemente associada a casos de assimetria mamária. A correção da mama tuberosa irá melhorar aspectos fundamentais para a harmonia da mama como por exemplo, criação do polo inferior da mama, remodelação do tecido mamário para um formato mais arredondado, aréolas mais pequenas e proporcionais.

Consulta médica

Aconselhamento

O primeiro passo da sua consulta de assimetria mamária, é partilhar com a equipe médica as expectativas da mulher sobre a cirurgia e o resultado que deseja alcançar.

Explicação detalhada

Durante a consulta, será delineado um plano de tratamento personalizado e serão também explicados os riscos da cirurgia, os cuidados pré e pós-operatórios e os resultados que pode esperar.

Orçamento

Após a consulta médica, a gerente comercial apresentará um orçamento exato da sua assimetria mamária, de acordo com o plano cirúrgico que foi traçado e assim poderá marcar a data da sua cirurgia.

Os benefícios da Assimetria Mamária

Melhor Assimetria Mamária

O resultado da correção de assimetria mamária é visível imediatamente após a cirurgia, mas o resultado final é esperado após, pelo menos, 6 meses. As mulheres que se submetem a uma cirurgia de correção de assimetria mamária referem uma melhoria considerável da qualidade de vida bem como da autoestima, já que passam a vestir roupas com as quais não se sentiam confortáveis, como por exemplo, tops decotados e biquíni.

Tipo de anestesia

A correção da assimetria mamária é realizada com sedação e anestesia geral. A sedação e anestesia geral são administradas pelo médico anestesista por via endovenosa para que a paciente adormeça e não se aperceba de nada e não sinta dor no decorrer de toda a cirurgia. O médico anestesista estará presente durante toda a cirurgia para garantir o conforto e segurança da paciente e acordá-la-á no fim da cirurgia, antes de ser transferida para a sala de recuperação

Tipo de incisão – Cicatriz

As cicatrizes dependem do estado inicial da mama, do tipo de assimetria e intervenções necessárias. A correção de assimetria pode implicar um tipo de cicatriz em uma mama e uma cicatriz diferente na outra.

Mamoplastia de Aumento: cicatriz inframamária ou periareolar; Correção de Mama Tuberosa: implica geralmente uma cicatriz periareolar ou cicatriz em “T” invertido; Mastopexia: cicatriz vertical ou T invertido; Mamoplastia de Redução: cicatriz vertical ou T invertido.

Tipos de anestesia

A assimetria mamária é realizada com sedação e anestesia geral. A sedação e anestesia geral são administradas pelo médico anestesista por via endovenosa para que a paciente adormeça e não se aperceba de nada e não sinta dor no decorrer de toda a cirurgia.

O médico anestesista estará presente durante toda a cirurgia para garantir o conforto e segurança da paciente que será acordada no fim da cirurgia, antes de ser transferida para a sala de recuperação

Tipos de incisão

Cicatriz Circumareolar

Implica uma incisão na zona de transição da pele da mama e da aréola. Está indicada para casos mais leves de ptose (caimento) da mama.

Cicatriz Vertical

Implica uma incisão à volta da aréola e uma linha vertical da aréola ao sulco inframamário. Está indicado para casos de caimento moderado.

Cicatriz em T-invertido

Implica uma cicatriz circumareolar, uma linha vertical e uma linha horizontal no sulco infra mamário. Está indicada para casos mais acentuados de caimento da mama.

Passo a passo

Confira o passo a passo para o procedimento ser realizado, conte com o nosso apoio para todos os trâmites cirúrgicos, contamos com uma equipe altamente qualificada para melhor atendê-lo.

1. Marcação da paciente em pé
Quando a paciente está em pé, é possível visualizar corretamente a posição das mamas e o local exato que será realizada a incisão.
O sedativo é administrado por via endovenosa pelo anestesista que estará presente durante toda a cirurgia.
Toda a zona do peito/tórax é desinfectada com soluções antissépticas para reduzir o risco de infeção. São colocados campos operatórios estéreis para isolar a zona de intervenção cirúrgica do ambiente externo.
A anestesia geral e sedação é realizada pelo anestesista, a paciente não sentirá dor em nenhum momento da cirurgia.
De acordo com as técnicas cirúrgicas previamente planeadas, são realizadas as incisões – inframamária, circumareolar, vertical, ou T invertido. A correção de assimetria mamária, pode implicar uma cicatriz diferente em cada mama.
Caso sejam colocados implantes mamários, é criada uma bolsa(loja) para a colocação dos mesmos.
Antes da introdução dos verdadeiros implantes, é feita uma simulação com sizers, para visualizar o resultado final.
Os implantes são banhados em antibióticos para diminuir o risco de infeção.
Introdução das próteses mamárias na bolsa.
As incisões são encerradas por planos com fio absorvível. A paciente é sentada de forma a verificar o resultado e a simetria.
É utilizado um curativo com poder antimicrobiano contínuo, alta capacidade de absorção, resistente quando saturado, emoção sem trauma e ação hemostática que permanece por até 7 dias, sendo refeito no retorno do pós-operatório. Os serviços de fisioterapia são realizados por uma fisioterapeuta parceira da nossa clínica, como tapping, ozonioterapia, laserterapia, drenagem linfática, manipulação tecidual entre outros.
Após realizado o curativo especial e colocado o sutiã cirúrgico e faixa compressiva, a paciente é encaminhada para a sala de recuperação.
Antes da cirurgia, a equipe de pós-operatório faz contato com a paciente para apresentar-se. Após a alta, é realizado contato para explicar novamente sobre as medicações, tirar dúvidas e colocar-se à disposição se necessário. A equipe faz contato para agendamento dos retornos e fica 24 disponível para urgências.

A paciente faz de 3 a 4 retornos no intervalo de 30 dias, um retorno com 3 meses e o último retorno para alta em 6 meses. Os retornos incluem avaliação médica se necessário e atendimento pela equipe de enfermagem para a realização do acompanhamento, avaliação e troca de curativos. A paciente também é acompanhada pela fisioterapeuta parceira se assim desejar.

Preparação para o procedimento

Qualquer cirurgia requer preparação e esta não é exceção. Recomendamos a todas as nossas pacientes que, alguns dias antes da cirurgia, se preparem e sigam todas as indicações médicas para chegar ao dia do procedimento de forma mais tranquila.

Antes da cirurgia

Não tomar aspirinas nem qualquer medicamento anticoagulante duas semanas antes da mamoplastia de aumento. No dia da consulta, deverá informar o médico de qualquer medicação que esteja tomando.

Não fumar pelo menos duas semanas antes e após a cirurgia, pois o consumo de nicotina compromete a oxigenação dos tecidos, afetando negativamente a cicatrização.

Ler toda a documentação como o termo de consentimento e as orientações de pós-operatório antes da cirurgia, pois podem surgir algumas questões.

Se tiver bebês ou filhos pequenos, organize as suas rotinas antecipadamente, deverá ter ajuda em casa.

O dia da cirurgia

No dia antes e no dia da cirurgia deverá fazer refeições leves que não causem indigestão. Deverá estar em jejum de 12 horas para ingestão de sólidos e 8 horas para qualquer líquido, inclusive água.

Tomar banho com o gel antisséptico prescrito no dia antes e no dia da cirurgia.

Não levar jóias ou relógio, não usar maquilhagem nem esmaltes.

Levar uma roupa confortável para vestir quando tiver alta de preferência com botões ou fecho para evitar levantar os braços.

Após a alta médica, a paciente não poderá ir sozinha para casa, nem dirigir. Se não tiver quem a acompanhe até em casa, deverá informar a equipe antes do dia da cirurgia.

Os benefícios

A mastopexia som próteses, une os benefícios do levantamento mamário e da mamoplastia de aumento em um único ato cirúrgico – levanta a mama caída e aumenta o seu tamanho. Alguns dos principais benefícios incluem:

Uma cirurgia ao invés de duas;

Um período único de recuperação;

Uma anestesia;

O levantamento mamário combinado com uma mastopexia proporciona um resultado harmonioso e natural em pacientes com a mama caída e vazia (devido ao excesso de pele).

Recuperação e cuidados pós-operatórios

O resultado da cirurgia está diretamente relacionado com os cuidados pós-operatórios. É extremamente importante seguir todas as indicações médicas:

Benefícios da Assimetria Mamária

Perguntas frequentes

Confira ao lado uma seleção de perguntas e respostas frequentes, filtradas pelo Dr. Marcelo Evandro.

É um procedimento seguro?

Todas as cirurgias podem ter riscos e complicações. Como tal, a correção de assimetria mamária também pode ter riscos associados, porém esses riscos reduzem drasticamente se tiver em atenção nos seguintes fatores:

  • Escolher um hospital credenciado e um cirurgião plástico inscrito no CRM e SBCP.
  • Escolher um cirurgião plástico experiente em cirurgias de correção de assimetria mamária e em mamoplastia de aumento, mastopexia, redução mamária, correção de mama tuberosa e outras deformidades mamárias; Dr Marcelo Evandro tem trabalho apresentado em congresso e revista especializada exatamente sobre este tema. 
  • Realizar todos os exames pré-operatórios;
  • Seguir rigorosamente todas as recomendações médicas pré e pós-operatórias
     
O preço de uma mastopexia sem implantes, depende do estado inicial da mama e gravidade dos sintomas apresentados – grau de ptose (caimento), existência de assimetrias, características das aréolas, entre outros. O valor exato da mastopexia sem implantes será confirmada após o diagnóstico médico com a gerente comercial.
A maior parte das mulheres apresenta algum grau de assimetria mamária, muito raramente as mamas são perfeitamente simétricas. Quando a assimetria é muito pronunciada, pode afetar a autoestima da mulher e, nesses casos, recomenda-se a cirurgia.
Os métodos não cirúrgicos para correção de assimetria mamária não proporcionam resultados notórios e duradouros. A cirurgia de correção de assimetrias mamárias é a melhor opção para quem procura resultados mais visíveis, previsíveis e duradouros.
Embora a interferência na amamentação seja um potencial risco da mastopexia, a maior parte das mulheres que realizam um levantamento mamário e engravidam após a cirurgia, conseguem amamentar os seus bebês. Se estiver pensando em ter mais filhos, deverá comunicar a equipa médica na sua consulta para escolhermos a técnica mais adequada para o seu caso.
Não existe uma técnica que seja indicada para todas as mulheres, pois o plano de tratamento depende do estado inicial do peito, do grau de assimetria e do resultado desejado. Diferentes cirurgias podem ser realizadas para alterar a aparência de um ou de ambos os seios, nomeadamente mamoplastia de aumento, mastopexia com ou sem implantes, redução mamária e enxerto de gordura.
Não. O objetivo da cirurgia é conseguir um resultado mais harmonioso, proporcional e o mais simétrico possível. O resultado final dependerá essencialmente do estado inicial dos seios e do grau de assimetria existente.
É aconselhável que esta cirurgia seja feita a partir dos 16 anos quando a mama, habitualmente, já se encontra desenvolvida. É aconselhável também que tenha um peso estável e que não pense em engravidar a curto prazo, para não comprometer o resultado da cirurgia.
Pode e deve continuar a fazer os exames de rastreio do câncer da mama se estiverem indicados.
Durante os 30 dias que se seguem à cirurgia deve utilizar sempre o sutiã cirúrgico e a faixa durante 15 dias. Após este tempo, pode utilizar sutiãs normais, com os quais se sinta confortável.
Todas as cirurgias estão associadas a cicatrizes e a correção de assimetria mamária não é exceção. As cicatrizes são permanentes, mas com o passar do tempo tornam-se mais finas e mais claras e, em alguns casos, praticamente imperceptíveis. O resultado final da cicatriz é esperado de 12 a 18 meses após a cirurgia. É também importante saber que a aparência final das cicatrizes depende das características genéticas e dos cuidados pós-operatórios.
A alteração de sensibilidade na mama é uma das possíveis complicações das cirurgias mamárias. No entanto, muitas destas alterações são transitórias.
A utilização de drenos ajuda a eliminar os líquidos que se acumulam na mama. Os drenos são colocados sempre que o cirurgião entender serem necessários e são retirados geralmente após 24/48 horas, ou mais, dependendo da cada paciente.

Newsletter & contato

Informações para contato

Entre em contato conosco através das opções abaixo, ou se preferir agende uma visita, será um prazer recebê-lo(la).

Endereços

Trompowsky Medical Center Av. Trompowsky, 346 - Sala 02 - TérreoCentro - Florianópolis - SC CEP: 88015-300

Riviera Business Mall
Av. Osvaldo Reis, 3281 - Sala 803 Praia Brava, Itajaí - SC CEP: 88306-002

Telefone e e-mail

Fale conosco

(48) 99182-1100
(48) 3113-2923

Envie-nos um e-mail

[email protected]

Formulário de contato

Preencha os dados abaixo para solicitar contato e receber informativos constantes sobre novidades, procedimentos e notícias relacionadas.